29 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Segunda turma conclui curso de inseminação artificial em bovinos no município de Jerumenha.

Fonte: https://portalcidadeluz.com.br/

Certificados serão entregues no dia 12 de junho, nas festividades do dia do vaqueiro. A primeira turma recebeu a capacitação no período de 25 a 29 de abril, nas fazendas Canindé e Benvindo. Já a segunda turma fez o treinamento de 16 a 20 de maio, nas fazendas, Graxa, Retiro e Brito.

A Prefeitura de Jerumenha por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em parceria com o Senar, realizou a segunda etapa do curso de capacitação em inseminação artificial. As turmas foram composta por produtores, técnicos e jovens filhos de criadores, que fizeram o curso com 40 horas de treinamento.

As aulas foram ministradas pelo médico veterinário Dr. Juscelino Pacheco que durante cinco dias, misturou a teoria com a prática deixando todos os participantes aptos para o trabalho.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Antônio Carlos, os alunos aprenderam todo o processo de higiene, descongelamento de sêmen, montagem de aplicador e inseminação. “A prática é a parte mais visada, porque assegura que os alunos tenham condições de executar o serviço em seus rebanhos”.

Ao Portal Cidade Luz, o prefeito Júnior Nato disse que o objetivo do treinamento de inseminação artificial foi capacitar os criadores no uso de técnicas adequadas na bovinocultura. Além de oferecer conhecimento necessário para inseminar o rebanho, melhorando assim sua qualidade e produção. Também informou que o município adquiriu um kit que irá atender os criadores que realizaram a capacitação.

Finalizando, o secretário Antônio Carlos agradeceu a participação de todos e destacou a parceria de Marcos Paraguaçu, que através dele, o deputado Júlio César destinou esse curso para o município de Jerumenha, que beneficiou diretamente 40 pessoas, entre criadores, técnicos e estudantes.

Fonte: Secretaria Municipal de Agricultura de Jerumenha-PI.