24 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Jerumenha realiza Plenária Municipal de Saúde e escolhe delegados para a etapa estadual.

FONTE: https://portalcidadeluz.com.br/author/portal-cidade-luz/

Realizada na sede da APAE, a etapa local promoveu debates importantes. O prefeito Júnior Nato e o secretário Marcos Rocha, destacaram as melhorias já promovidas no município e também metas para melhorar o atendimento à população.

A plenária municipal de saúde de Jerumenha, foi realizada na manhã de quinta-feira (30), na sede da APAE, onde tratou do tema: “GARANTIR DIREITOS E DEFENDER O SUS, A VIDA E A DEMOCRACIA”.

O público presente participou ativamente das discussões e compartilhou opiniões sobre as pautas. Na ocasião, foram abordados diversos assuntos ligados à saúde, bem como as ações que estão sendo desenvolvidas pelo poder público para melhorar o atendimento à população.

TRATOU SOBRE OS EIXOS TEMÁTICOS:

1. O Brasil que temos. O Brasil que queremos.
  2. II. O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas.
  3. III. Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.
  4. IV. Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

O prefeito Júnior Nato e o secretário de saúde, Marcos Rocha, abriram a discussão para o público participante. Foram formados grupos e realizados debates e explanações sobre os eixos temáticos, que foram mediados pela equipe de profissionais da saúde e representantes da comunidade. (Vereadores, Igreja Quadrangular, Igreja Madureira, Sindicato dos Trabalhares, CRAS e Conselho Tutelar).

As plenárias antecedem as Conferências Municipais de Saúde e são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, uma vez que, por meio dela, é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde.

Essas discussões abrangem toda a sociedade, e se iniciam com a etapa municipal, se estendo até a Conferência Nacional de Saúde, na qual serão definidas as diretrizes incorporadas nos Planos Plurianuais de Saúde Nacional e Estaduais, nos Planos de Saúde Nacional e Estaduais, e na revisão dos Planos Municipais de Saúde.

A 17ª Conferência Nacional de Saúde – CNS conta com 3 etapas:

II – Etapa Macrorregional: 1° a 30 de abril de 2023;

II – Etapa Estadual: 25 a 27 de maio de 2023;

III – Etapa Nacional: de 02 a 05 de julho de 2023.

As etapas municipais são consideradas o início do processo da Conferência Nacional de Saúde. Nesta etapa serão discutidas propostas, além da eleição, de forma paritária, dos delegados que participarão das etapas estaduais.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde