20 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

JERUMENHA PARTICIPA DA CONFERENCIA REGIONAL DE CULTURA.

O prefeito Júnior Nato e o Secretário Municipal de Cultura José Roberto participaram do evento nesta sexta (03) em Teresina-PI.

O prefeito Júnior Nato e o Secretário Municipal de Cultura José Roberto participaram da Conferências Regionais de Cultura nesta manhã em Teresina-PI, que engloba os 12 territórios do Piauí. Os eventos tiveram início às 8h, no Hotel Blue Tree Towers Rio Poty. As Conferências Regionais dão prosseguimento às contribuições ancoradas nas etapas Municipais, que estão a cargo de cada município.

Na ocasião, os gestores também puderam oportunizar o financiamento para as ações culturais no município, a exemplo da tramitação de novos incentivos, como a Lei Paulo Gustavo @comitepaulogustavo , que prevê R$ 4,3 bilhões até o final de 2022, tal como a expectativa pela aprovação de uma nova dotação orçamentária para a Lei Aldir Blanc @leiemergenciacultural . Nesse sentido, os atores culturais, gestores e sociedade civil, poderão auxiliar na construção do Plano Estadual de Cultura, elencando os principais pilares para o desenvolvimento do setor e atração de projetos.

Com a expectativa do montante a ser disposto para o setor cultural no próximo ano, as discussões serão essenciais para dar o encaminhamento dos projetos prioritários e dirimir quaisquer dúvidas quanto ao processo legal para a aquisição dos recursos.

Com as Conferências Regionais, o Conselho Estadual de Cultura vê uma oportunidade de intercâmbio entre os atores culturais, causando o envolvimento das mais distintas esferas numa construção conjunta de ações que possam pautar o desenvolvimento artístico e cultural do nosso Estado, enaltecendo nossas raízes, tradições e também com um olhar para o futuro.

O foco do CEC é a construção, aprovação e implementação do Plano Estadual de Cultura, que será consolidado em janeiro com a realização da Conferência Estadual. No âmbito das Regionais, também entraram em pauta questões essenciais como as leis de incentivo e a construção de políticas públicas para o setor.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de Jerumenha-PI.