28 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

DIA DO EX-COMBATENTE

02 de Maio de 2021 - Dia do Ex-Combatente

Aderson Evelyn Soares, nasceu em Jerumenha-PI, foi militar, político e possuía grande prestígio social junto aos seus familiares. Aos 17 anos de idade serviu ao Exército Brasileiro em Teresina-PI. Além disso, viveu em Marília - SP, onde participou da Revolução Constitucionalista (09/06/1932 - 02/10/1932) e na cidade de Queluz - SP, contribuiu contra a II Guerra Mundial.

Ele, foi o 1° Sargento e Sargenteou o 1° Batalhão do Regimento Sampaio, sendo Combatente da 1° Divisão de Infantaria FEB (Força Expedicionária Brasileira) entre 1939-1945, que foi a mais importante batalha desde a tomada Monte Castelo, celebrada em 24 de novembro, sendo travada no final da Segunda Guerra entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão. Esta batalha marcou a presença da Força do Exército Brasileiro.

Retornando à sua terra natal, Capitão Aderson, casou -se pela 2° vez em 1953 com Olinda Lopes com quem teve 10 filhos. Por conseguinte, foi vereador por 02 legislaturas e prefeito em 1964 pelo partido PSD, em que exerceu como advogado provisionado em juízo de 1° instância.

No findar da sua carreira vital, colecionou medalhas em honraria as suas patentes, sentindo -se orgulhoso recebendo o título de herói brasileiro e Jerumenhense, mostrando coragem e respeito a sua nação.

Pode ser uma imagem de joiasPode ser uma imagem de texto que diz "UNIDOSDO"Nenhuma descrição de foto disponível.Nenhuma descrição de foto disponível.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de Jerumenha-PI