18 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Agricultores de Jerumenha participam de capacitação em curso de “irrigação localizada” nos Platôs de Guadalupe.

Parceria entre a Prefeitura de Jerumenha com o Senar, ACIPE, Emater e Sindicato Rural de Jerumenha capacitaram técnicos, horticultores, criadores e estudantes nos sistemas de micro aspersão e gotejamento.

A prefeitura de Jerumenha, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Senar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais e outros parceiros promoveram o curso de irrigação localizada, visando melhorar o conhecimento e estimulando o empreendedorismo na agricultura familiar em Jerumenha.

Micro aspersão e gotejamento foram os focos na capacitação que foi realizada no período de 21 a 23 de setembro, a equipe recebeu a orientação do engenho agrônomo Eliomar, Raimundinho do Emater e de profissionais da ACIPE, associação que tem larga experiência na cultura irrigada nos Platôs de Guadalupe.

Segundo o secretário de agricultura de Jerumenha, Antônio Carlos, também foram ministradas aulas práticas e teóricas sobre irrigação, correção do solo e empreendedorismo. Também agradeceu o apoio recebido de João Ricardo (Secretário de Agricultura de Guadalupe).

“Essa capacitação é mais um passo, dentro do programa de desenvolvimento da agricultura familiar. Foram capacitadas 13 pessoas, entre técnicos, horticultores, criadores e jovens estudantes” informou Antônio Carlos ao Portal Cidade Luz.

O prefeito Júnior Nato também conversou com nossa equipe de reportagem e destacou a importância da parceria com os órgãos e o resultado que isso trará. “O objetivo do curso foi capacitar essas pessoas que vão utilizar melhor a água na produção, reduzindo os custos e consequentemente aumentando a produtividade. Esse é um grande avanço para os agricultores da Jerumenha, que poderão colher os frutos desse treinamento em breve e ter uma produção mais sustentável e rentável” disse o prefeito.

Fonte: Secretaria Municipal de Agricultura de Jerumenha-PI.